Alex de Freitas sequestra a candidatura do Republicanos

Minas Gerais 2.07.20 19:32

Na sua incapacidade de avaliação, Wellington Ortopedista trocou a liderança do deputado federal Gilberto Abramo pela esquizofrênica articulação de Alex de Freitas.

O deputado federal Gilberto Abramo (Republicanos – PRB) não é qualquer um na cena política mineira. Bispo da Igreja Universal do Reino de Deus, ele figura como importante representante político e religioso do seguimento evangélico.

Presidente do PRB Minas, também cabe a Abramo a elaboração da melhor engenharia de crescimento do partido no estado. Assim, quando avalia o quadro geral, o que constata é um campo de direita empoderado e ativo no debate público, embalado pela guinada conservadora do eleitorado nas últimas eleições presidenciais — que assim ainda se mantém, mesmo com um descolamento lento, mas gradual, da identificação com o presidente Jair Bolsonaro.

No campo adversário, uma esquerda desarticulada, em fratricídio e permanentemente confrontada com suas contradições e descaminhos.

Um cenário igualmente promissor à direita também se desenha em Contagem. Numa síntese breve, a maior parte do campo progressista da cidade reúne-se em torno de uma candidatura petista, que, em que pese desfrutar, por hora, de maior conhecimento entre os demais pré-candidatos, arrastará as pesadas correntes do anti-petismo ainda vigente.

Com boa projeção para o primeiro turno das próximas eleições, no segundo turno, pesquisas apontam, a candidatura petista tende a perder o fôlego. Avalia-se que pode se repetir a mesma dinâmica das eleições estaduais que derrotaram o senador Anastasia.

Competente dirigente partidário, Abramo deu início à organização de uma pré-candidatura Republicana em Contagem. Com o momento político a favor, ele garantiu ao projeto recursos do fundo eleitoral; seu empenho pessoal na busca de apoio de outras lideranças da sociedade civil organizada, outros partidos e até de outras denominações religiosas. E, convencido por atores políticos locais, confiou ao vereador Wellington Ortopedista (ex-PDT) a pré-candidatura do Republicanos à Prefeitura de Contagem.

Abramo, porém, reconhece o óbvio. Em que pese toda a tendência favorável do plano político nacional e estadual, eleições municipais tem a ver com questões locais. É a aprovação ou desaprovação do prefeito o ponto de partida mais central para as eleições municipais. Dessa forma, orientou que se guardasse distância do atual prefeito, Alex de Freitas, cuja gestão é mal avaliada e, também sobre sua imagem pessoal, recai grande rejeição.

Abramo tem notícias da altíssima rejeição do atual prefeito, embrionada no estelionato eleitoral da retomada da cobrança do IPTU residencial, que veio a se concretizar com uma sequência quase interminável de anúncios que não se cumpriram, já no curso da gestão, e uma administração débil.

Dessa forma, sabe Abramo, conversas com o atual prefeito somente veladas. Apenas com a intenção de dirimir dificuldades ou perseguições. É o que ensina o ditado: muito ajuda quem não atrapalha.

Mas se sobra em Abramo assertividade e refinada leitura política e eleitoral, seu escolhido, o vereador Wellington Ortopedista, traz a fragilidade da inexperiência política, dada a inexpressividade do seu primeiro mandato, e também vulnerabilidade aos “encantos” do poder.

Alex de Freitas é a figura oculta por detrás do Ortopedista (Fonte da imagem: Jornal Viva Voz)
Alex de Freitas é a figura oculta por detrás do Ortopedista (Fonte da imagem: Jornal Viva Voz)

Mais rápido do que se supunha, Wellington Ortopedista foi arrebatado pelo atual prefeito de Contagem. Encantou-se com o acesso que ganhou a casa de Alex de Freitas, situada em um badalado condomínio da cidade. A bajulação falsa, o tilintar das taças de vinho, os elogios completamente desobrigados de sinceridade, enfim: o som adocicado da flauta de encantar otários.

Assim, Wellington Ortopedista transformou o que era pra ser uma distância segura e espaçada, numa “esfregação” pública e despudorada.

O flagrante veio a público em março, quando fora divulgada a então composição do diretório do Republicanos, abarrotada de integrantes do primeiro escalão do governo Alex de Freitas. Dentre esses, Décio Camargos, secretário municipal, de Defesa Social, que fora alvo, junto com o prefeito Alex de Freitas, de mandados de busca e apreensão da Polícia Civil e do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), no âmbito da Operação Mi Casa Su Casa.

Na sua incapacidade de avaliação, Wellington Ortopedista trocou a liderança do deputado federal Gilberto Abramo pela esquizofrênica articulação de Alex de Freitas. Esse foi um equívoco fatal.

A história recente mostra que o que elege prefeitos são sentimentos populares. A desaprovação da gestão do ex-prefeito Carlin Moura foi o que sedimentou a eleição de Alex de Freitas; agora, sua alta rejeição terá papel central na decisão de voto do eleitor.

Mas Ortopedista optou por sentar-se à mesa de Alex de Freitas, disputando espaço, tardiamente, com o PSDB (representado pelo procurador-geral do município de Contagem, Marius Carvalho), com o Avante (representado pelo ex-secretário de Governo, Rodrigo Cupim, e o controlador geral do município, Weber Dias), com o Cidadania, (vereador Caxicó e o Geriston), com o PV (representado pelo presidente do partido e secretário de Meio Ambiente, Wagner Donato, e Tércio de Sales, o Professor Tércio), com o Democracia Cristã (representado pelo subsecretário de Governo e Relações com a Comunidade, Alessandro Marques).

Em outras palavras, colocou-se como aquele que garantirá a permanência desse “banquete”.

Nas sabotagens próprias de fim de governo, mensagens do grupo de whatsapp da executiva do PSDB de Contagem vazaram, confirmando a articulação do governo em torno da pré-candidatura de Wellington Ortopedista.

Hoje, o projeto do Republicanos de Contagem foi sequestrado pelo que de mais mal avaliado existe na cena política local. Serve de corda de sustentação dos ímpios da cidade. Politicamente, coloca em cheque a própria articulação política de Abramo, quando se confirmar o fraco desempenho eleitoral de Wellington Ortopedista, marcando com baixa votação a candidatura à prefeitura do terceiro maior colégio eleitoral do estado de Minas Gerais.

Se decidir realinhar o partido ao sentimento majoritário da cidade de Contagem, Abramo pode até não ter uma vitória eleitoral, mas escreverá na cidade uma página inquestionável de grandeza política, potencializando os projetos políticos do Republicanos na cidade, para o curto, médio e longo prazo.

Por Redação Jornal Viva Voz

comentários Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.