Quem é e quantos serão os candidatos do Alex de Freitas?

Minas Gerais 12.06.20 19:16

A querela teve início quando vazou, em meio a uma votação, o áudio da pergunta “quem vai ser prefeito?”

Na última sessão da Câmara Municipal de Contagem (9) aconteceu o que, pelo contexto político da cidade, pode ser considerada uma “troca de insultos” entre os vereadores Wellington Ortopedista (Republicanos) e Ivayr Soalheiro (PDT).  A querela teve início quando vazou, em meio a uma votação, o áudio da pergunta “quem vai ser prefeito?”, supostamente feita pelo vereador Zé Antônio (PT).

O presidente da Câmara, Daniel Carvalho (PL), provocou Soalheiro, ao apurar seu voto, sobre se responderia a questão que foi posta. O pedetista, cuja suposta candidatura à prefeitura foi anunciada em uma nota divulgada pelo ex-prefeito Carlin Moura, em que anuncia que tentará uma cadeira na Câmara Municipal, e pelo ex-ministro Ciro Gomes (PDT), em uma entrevista a Rádio Super — mas que nunca se manifestou abertamente ou em suas redes sociais — limitou-se a dizer.

— não sou prefeito do governo;

E caiu na risada.

A votação seguiu, e, quando perguntado sobre seu voto, Wellington Ortopedista, antes mesmo de anunciá-lo, foi de pronto:

— foi líder de governo, foi secretário de governo e não é o candidato!? Você está de brincadeira comigo!?

Outras provocações foram feitas. Alex Chiodi, por exemplo, entre irônico e ácido, soltou:

 — Agora ninguém é!

Daniel do Irineu, opositor ao governo, marcou sua posição

— O que eu sei que é o de oposição é a gente.

O episódio se deu em clima amistoso, mas registra o que já é sabido: a inviabilizante aproximação do atual prefeito, detentor de enorme rejeição e desaprovação popular, a qualquer candidatura ao executivo.

No início do mês de março, Alex de Freitas anunciou que não disputaria a reeleição. Ele alegou razões pessoais e familiares. Nos bastidores, porém, tem participado da montagem de chapas de vereadores e contribuído com pelo menos três candidaturas à prefeitura.

Vez ou outra, escapolem prints de telas de grupos de whatsapp — destacadamente de direções partidárias — com conversas sobre as articulações partidárias e do alinhamento do grupo do atual prefeito a outras candidaturas.

Alex vai ao “bingo” com várias cartelas na mão. Ele precisa de uma transição segura.

Assista ao vídeo:

Por Redação Jornal Viva Voz

comentários Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.