Quem é e quantos serão os candidatos do Alex de Freitas?
A querela teve início quando vazou, em meio a uma votação, o áudio da pergunta “quem vai ser prefeito?”
Na última sessão da Câmara Municipal de Contagem (9) aconteceu o que, pelo contexto político da cidade, pode ser considerada uma “troca de insultos” entre os vereadores Wellington Ortopedista (Republicanos) e Ivayr Soalheiro (PDT). A querela teve início quando vazou, em meio a uma votação, o áudio da pergunta “quem vai ser prefeito?”, supostamente feita pelo vereador Zé Antônio (PT).
O presidente da Câmara, Daniel Carvalho (PL), provocou Soalheiro, ao apurar seu voto, sobre se responderia a questão que foi posta. O pedetista, cuja suposta candidatura à prefeitura foi anunciada em uma nota divulgada pelo ex-prefeito Carlin Moura, em que anuncia que tentará uma cadeira na Câmara Municipal, e pelo ex-ministro Ciro Gomes (PDT), em uma entrevista a Rádio Super — mas que nunca se manifestou abertamente ou em suas redes sociais — limitou-se a dizer.
— não sou prefeito do governo;
E caiu na risada.
A votação seguiu, e, quando perguntado sobre seu voto, Wellington Ortopedista, antes mesmo de anunciá-lo, foi de pronto:
— foi líder de governo, foi secretário de governo e não é o candidato!? Você está de brincadeira comigo!?
Outras provocações foram feitas. Alex Chiodi, por exemplo, entre irônico e ácido, soltou:
— Agora ninguém é!
Daniel do Irineu, opositor ao governo, marcou sua posição
— O que eu sei que é o de oposição é a gente.
O episódio se deu em clima amistoso, mas registra o que já é sabido: a inviabilizante aproximação do atual prefeito, detentor de enorme rejeição e desaprovação popular, a qualquer candidatura ao executivo.
No início do mês de março, Alex de Freitas anunciou que não disputaria a reeleição. Ele alegou razões pessoais e familiares. Nos bastidores, porém, tem participado da montagem de chapas de vereadores e contribuído com pelo menos três candidaturas à prefeitura.
Vez ou outra, escapolem prints de telas de grupos de whatsapp — destacadamente de direções partidárias — com conversas sobre as articulações partidárias e do alinhamento do grupo do atual prefeito a outras candidaturas.
Alex vai ao “bingo” com várias cartelas na mão. Ele precisa de uma transição segura.
Assista ao vídeo:
Por Redação Jornal Viva Voz