Convenção municipal do Partido Social Liberal (PSL) de Contagem tem tudo para pegar fogo
O deputado federal Cabo Junio Amaral (PSL) encaminhou carta ao presidente do diretório municipal do PSL de Contagem, o deputado estadual Professor Irineu, informando sua intenção de participar da convenção municipal. Leia a íntegra do documento.
A disputa pelo comando da Prefeitura de Contagem, terceiro maior colégio eleitoral do estado de Minas Gerais, está cada vez mais agitada. Desta vez, o personagem responsável pelo rebuliço é o deputado federal Cabo Junio Amaral que, na semana anterior à convenção municipal do partido, anunciou sua “pré-candidatura” em entrevista a uma rádio mineira.
Inicialmente questionou-se a viabilidade jurídica da iniciativa, em razão de sua filiação ao PSL não ter sido encontrada nas bases de dados de consulta pública. Além disso, Junio Amaral e outros 17 deputados teriam sido suspensos pela direção nacional do PSL.
No entanto, um áudio gravado pelo próprio parlamentar esclareceu a inexistência do primeiro impedimento, pois, segundo explicou, por ser militar da ativa, a filiação não poderia constar nas bases de dados de consulta pública do Tribunal Superior Eleitoral e sua candidatura passaria por um processo especial.
A informação foi confirmada em levantamento exclusivo realizado pelo Jornal Viva Voz, já que a mesma situação acontece com o deputado federal do PSL, Daniel Lúcio da Silveira, que também é militar da ativa.
No dia de hoje (7), o deputado federal Cabo Junio encaminhou um requerimento de participação em convenção municipal partidária, dirigido ao presidente da comissão provisória de Contagem, Irineu Inácio (PSL), afirmando sua intenção de “colaborar com a discussão, construção e estruturação do PSL no âmbito municipal, estadual e nacional”. Leia a íntegra do documento aqui.
Disputa pelo PSL de Contagem
Não é a primeira vez que o deputado estadual Professor Irineu (PSL) enfrenta uma disputa pelo mando da comissão provisória do PSL de Contagem. Em janeiro deste ano, após seis meses de embates, Irineu desbancou o deputado federal Leo Motta (PSL) e assumiu o comando do diretório municipal, com o apoio de seu aliado, o ministro do turismo Marcelo Álvaro Antônio (PSL).
Desde então, o deputado estadual vem organizando e consolidando a chapa de vereadores que dará sustentação à sua candidatura à prefeitura de Contagem.
Histórico de suspensão, desdém e tapa na cara
A relação do deputado federal Cabo Junio Amaral com a direção nacional do PSL não é das melhores.
Recentemente, foi noticiado que o PSL estudava expulsar pelo menos um dos seis deputados que votaram contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que previa a renovação do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) – principal mecanismo de financiamento das escolas públicas do país. Cabo Junio Amaral foi o único deputado federal mineiro que votou contra.
Questionado sobre a possível expulsão, disparou: “Sair dessa desgraça [de legenda] seria a melhor coisa nesse momento”.
Até o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tentou se distanciar do votou contrário ao Fundeb. Quando perguntado, disse:
“Os que votaram contra, devem ter seus motivos. Tem que perguntar para eles porque votaram contra. Agora, alguns dizem que a minha bancada votou contra. A minha bancada não tem seis ou sete [deputados] não. A minha bancada é bem maior que essa daí”.
Outro episódio emblemático envolvendo Junio Amaral ocorreu em sua cerimônia de diplomação. Na ocasião, o parlamentar eleito se envolveu em um tumulto e levou um tapa na cara do deputado federal Rogério Corrêa (PT).
O deputado petista manifestava apoio ao ex-presidente Lula, empunhando um cartaz, quando Cabo Junio Amaral tentou arrancá-lo da sua mão. Cabo Junio partiu para cima do deputado petista, mas acabou levando a pior, pois seu soco não acertou Corrêa, ao passo que o tapa da cara encaixou perfeitamente.
A convenção municipal do PSL de Contagem, que está marcada para ocorrer das 9 às 14h, do próximo sábado (12/09), no clube Yucca, promete ser bastante agitada. Aos filiados e demais convidados, fica a dica: compareçam de máscara e capacete.
Por Redação Jornal Viva Voz