Casa de ativista político é alvejada com quatro tiros

Minas Gerais 9.06.19 15:27

Na madrugada do dia 07 para o dia 08 de junho de 2019, o portão da residência de Alailton Brito Alves, conhecido popularmente como Baiano, foi alvejado por quatro disparos de arma de fogo. O crime aconteceu na Rua Augusto Macedo, bairro Nossa Senhora de Fátima, região do Centro de Contagem, que fica próximo à Câmara dos Vereadores e à Matriz São Gonçalo. Baiano mora na casa atingida com a esposa e duas filhas do casal.

Segundo os vizinhos ouvidos pela reportagem, que pediram que suas identidades fossem preservadas, por volta da meia-noite, foram ouvidos cerca de cinco tiros. Pela manhã, quando foi verificar o ocorrido, Baiano encontrou seu portão baleado. A polícia militar chegou ao local por volta das 14 horas, constatou os disparos e acionou a perícia técnica da polícia civil para dar início aos trabalhos de investigação.

Em vídeo publicado nas redes sociais, Baiano atribuiu o atentado de que foi vítima ao seu desafeto político, o presidente da Câmara, vereador Daniel Flávio de Moura Carvalho, e ao guarda costas Oldemar Gonçalves Pinto Filho, que é guarda municipal e ocupa, atualmente, o cargo de chefe de segurança da Câmara Municipal de Contagem. Ainda segundo Baiano, o atentando é uma tentativa de intimidação, em razão das denúncias em redes sociais de que o presidente da câmara estaria pagando mais de R$ 22 mil reais de salários a cargos comissionados da presidência da Câmara Municipal de Contagem.

Daniel Carvalho, juntamente com o vereador Ivayr Nunes Soalheiro, hoje afastado para ocupar o cargo de Secretário de Desenvolvimento Urbano de Contagem, é um dos principais aliados do prefeito Alex de Freitas na aprovação de projetos de lei polêmicos, como o retorno da cobrança do IPTU residencial e a aprovação do novo plano diretor que eliminou boa parte da área de preservação ambiental na região da Várzea das Flores.

Um dos Coordenadores do Movimento Libertas Minas, Carlos Costa, compareceu ao local, juntamente com o advogado Leandro Amaral, para prestar solidariedade ao Sr. Alailton Brito Alves. “Concordem ou não com os comentários do Baiano nas redes sociais, não podemos admitir tamanha agressão à família dele. Nenhuma crítica, qualquer que seja, justifica esse tipo de violência. Os políticos de Contagem estão desesperados com a oposição legítima que tem sido realizada pela população e estão transformando nossa cidade num faroeste. Aguardamos uma apuração rigorosa dos fatos pelas autoridades. Esse atentado poderia ter sido realizado contra as famílias de um de nós”, disse Carlos à reportagem do Jornal Viva Voz.

O advogado de Baiano, Eduardo Cordeiro Lopes, também compareceu ao local para acompanhar o ocorrido. “Qual a razão desse crime de mando? Qual o motivo? Por que ele está fazendo a crítica de um governo de desmando? Não. Esse é um direito de expressão do cidadão e está amparado pela nossa carta magna”, afirmou o advogado.

Por Redação Jornal Viva Voz

comentários Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.